quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que é Tricotilomania?


Por Débora Maia

Dá-se o nome de Tricotilomania (TTM) à vontade compulsiva de arrancar cabelos ou pelos do corpo sem fins estéticos. Por conta de estresse, ansiedade ou quadro depressivo, muitas pessoas acabam tendo essa reação como uma tentativa de aliviar tais sensações. Não se sabe ao certo como essa doença se manifesta. Cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, tentam desvendar o mistério: um camundongo criado em laboratório não consegue parar de arrancar seus próprios pelos. O animal tem um gene defeituoso e os pesquisadores acreditam ser essa a causa da Tricotilomania.

Numa reportagem à Rede Globo de Televisão, o psiquiatra Jairo Bouer entrevistou algumas jovens que sofrem deste problema e todas afirmaram escondê-lo de familiares ou amigos. Esse tipo de atitude vai muito além de qualquer problema físico que a TTM possa causar, como calvície. Atinge o sitema nervoso, criando dependência pelo ato. A maioria dos atingidos são mulheres, já que passam por oscilações hormonais mensais, entretanto isso não exclui o sexo masculino.

Antes de dormir, enquanto estuda, ao ver televisão, quando estão sozinhos, esses são uns dos momentos onde os tricotilomaníacos costumam arrancar seus cabelos. O paciente deve procurar exercícios físicos, atividades de relaxamento para mantê-lo ocupado durante o dia e longe do vício.
O site www.tricotilomaniaonline.tripod.com é destinado às pessoas que sofrem dessa doença e é um bom "tira- dúvidas". Nada, claro, substitui uma ajuda profissional.

Nenhum comentário: